TROFÉU SERIEMA Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente Idéias que constroem o futuro!

18ª Edição



Ano de realização: 2019
Tema: Cidades: Desafios e Soluções
Modalidades: Elementos Naturais, Imprensa, Inovação, Produção Acadêmica, Sociedade Sustentável

O Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, em sua 18ª edição, vem mais uma vez contribuir com a geração de novas ideias e o fortalecimento de projetos já existentes que tem como objetivo o uso sustentável dos recursos naturais. Estimulando os diversos setores da sociedade nas boas práticas ambientais, seu contínuo crescimento ao longo desses dezoito anos validam a importância desta expressiva premiação, que abrange além do Estado de Goiás, trabalhos desenvolvidos nos Estados do Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e no Distrito Federal.
A cada ano, o Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente lança uma campanha alertando sobre temas importantes que merecem a atenção quanto a sua
relevância, e numa era sem precedentes de crescente urbanização, em 2019, o tema é "Cidades: Dos Desafios às Soluções", mostrando que as cidades podem ser a fonte de soluções para os desafios enfrentados pelo mundo atual.

Projeto Arara Azul

Modalidade: Elementos Naturais
Autor(es): Profª. Dra. Neiva Maria Robaldo Guedes

O projeto: O Projeto Arara Azul é, especialmente, voltado a conservação da Arara Azul Grande (Anodorhynchus hyacinthinus), no Pantanal. Em 1989, nasceu de uma iniciativa pessoal da bióloga Neiva Guedes ao encontrar um bando de araras-azuis no Pantanal (novembro/89), encantar-se com a espécie e saber que elas estavam fadadas a desaparecer da natureza.

ver trabalho

Água na Escola - Gotas de Futuro

Modalidade: Sociedade Sustentável
Autor(es): Carlos Almiro de Magalhães Melo

O projeto: Tem como objetivo promover a cultura de saneamento e novos olhares sobre a importância da conservação dos recursos naturais e seu uso responsável.

ver trabalho

Controle Biológico de Pragas para o Desenvolvimento Agrícola Sustentável

Modalidade: Inovação
Autor(es): Glaubia da Silva Andrade Cavalcante e Rízia da Silva Andrade.

O projeto: Com o intuito de combater pragas por meio de controle biológico, que evita agredir o solo, o lençol freático ou gerar danos à agricultura, a BioGyn Soluções Entomológicas, desde novembro de 2018, atende pequenos e médios produtores. Mediante consultorias e criação de insetos parasitas, oferece meios de preservar a qualidade dos produtos, evitar o uso de agrotóxicos e, por conseguinte, proporcionar formas seguras e acessíveis de lidar com lavouras e com o meio ambiente.

ver trabalho

Projeto Estratégico de P&DI Minigeração na Universidade Federal de Goiás

Modalidade: Produção Acadêmica
Autor(es): Marcelo Stehling de Castro, Fernando Nunes Belchior, Sandrerley Ramos Pires

O projeto: O projeto prevê a implantação e supervisão de Sistemas Fotovoltaicos (SFV) integrados a ações de eficientização energética nas dependências da Universidade Federal de Goiás, associados a campanhas de conscientização e a promoção de cursos de extensão, bem com a inserção de disciplinas de graduação e pós-graduação suportadas pela criação de laboratórios de ensino, pesquisa e extensão e estudos de qualidade de energia.

ver trabalho

"Veja quais os malefícios os canudos de plástico podem causar"

Modalidade: Imprensa
Autor(es): Repórter: Thaís Luquesi Produtora: Janaína Honorato Cinegrafista: Edvaldo dos Santos

O projeto: A reportagem foi veiculada para alertar sobre o prejuízo dos canudos de plástico no Meio Ambiente, pela facilidade dele se transformar em microplástico muito mais rápido. Alertou para presença de resíduos tóxicos das substâncias do plástico em 83% da água que saem das torneiras. E trouxe resultado positivo pra Goiânia.

ver trabalho
Realização

Apoio Institucional